Modos
A escala maior contém sete modos, uma para cada grau da escala. Estes modos também são conhecidos por modos gregos, por terem o nome de zonas da Grécia, cada um deles com um certo tipo de som.
Os modos induzem a diferentes tipos de ambientes e são muito usados. Os intervalos presentes em cada modo traduzem-se num certo tipo de som (ex: o modo mixolídio é muito usado no country).
Uma música pode manter-se num certo modo sem mudar de tónica, não havendo portanto uma modulação, mas antes uma sugestão do modo. Por exemplo, ao passarmos de Dó maior para Lá menor, estamos a destacar notas diferentes da mesma escala. Mais concretamente, estamos a destacar as notas do modo Jónio (primeiro grau da escala maior) e do modo Eólio (sexto grau da escala maior).
Vamos então ver como encontramos os modos naturais.
Escala Dó maior
Partindo desta escala, retiramos os restantes modos. Os modos podem ser vistos como uma escala maior que começa e termina numa nota numa mesma nota que não é a primeira.
C - D - E - F - G - A - B - C
A escala maior corresponde ao modo Jónio. Os intervalos do modo são os mesmos da escala maior. Portanto é um modo que já conhecemos. Mas existe outro modo que também já conhecemos.
No sexto grau da escala encontramos o menor relativo, que partilha as mesmas notas. Reordenando as notas temos a escala menor, ou o modo Eólio:
A - B - C - D - E - F - G - A
Como a primeira nota é Lá, o modo obtido é Lá Eólio. Um Dó Eólio seria uma escala de Dó com os intervalos do modo Eólio, isto é, a escala menor natural.
Estes são os modos mais ouvidos na música "popular". São sons aos quais já estamos habituados. Outro aspecto é que as relações dos campos harmónicos e funções de acordes se mantêm.
Significa que o modo Jónio, primeiro grau da escala, vai transmitir uma sensação de tónica e o caso do modo Eólio segue o mesmo raciocínio (lembramos que o sexto acorde também tem uma função tónica, o que se transfere para os modos).
Todos os restantes modos, ao não terem uma "função tónica", não dão tanta estabilidade.
Ao seguir uma progressão modal e ao resolvê-la no primeiro acorde iremos obter um som com função tónica, subdominante ou dominante.
Com as mesmas notas e acordes, abre-se uma porta enorme de novas oportunidades.
A lista dos modos naturais obtidos a partir da escala de Dó maior segue em baixo. Claro está que podem ser transpostas para outros tons.
Grau da escala - Modo - Notas
1º - Jónio - C D E F G A B
2º - Dório - D E F G A B C
3º - Frígio - E F G A B C D
4º - Lídio - F G A B C D E
5º - Mixolídio - G A B C D E F
6º - Eólio - A B C D E F G
7º - Lócrio - B C D E F G A
Partindo de uma escala maior natural em qualquer tom, sabemos que o segundo grau vai sempre corresponder a um modo Dório, o quarto grau vai corresponder a um modo Lídio, e assim por diante.
No próximo post vamos ver os intervalos específicos de cada modo com maior detalhe e também as notas que conferem o carácter único a cada um.
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