Nota: estas publicações podem incluir ou até divergir um pouco com o tema "harmonia".
Como fazem parte de um desafio mensal, as matérias vão continuar a estar inseridas com a etiqueta "harmonia".
Progressões de acordes
Vimos já que da organização das notas das escalas obtemos acordes. Neste ponto e atendendo às funções harmónicas, apresentamos algumas progressões de acordes (movimento de um acorde para outro).
Estas progressões podem representar a música completa ou parte dela.
I - IV - V
Progressão construída por acordes maiores, onde estão presentes a tónica, subdominante e dominante (respectivamente). É uma progressão muito comum e diversas variantes são usadas nos mais variados estilos (blues, etc).
vi - V - IV - III
Esta progressão é conhecida por cadência Andalusa e é o típico som associado ao flamenco.
Começa com o vi, um substituto da tónica, segue para a tónica e desta para a subdominante, num movimento inverso ao da progressão anterior. De notar que o terceiro acorde é maior, o que leva a música a sair do modo eólio (sexto grau da escala maior) para a escala menor harmónica, num efeito muito forte.
ii - V - I
Esta passagem é intensamente usada no jazz. Pode aparecer na variante ii - V - I - VI, com o sexto acorde maior a criar mais tensão. É uma progressão muito importante para aprender improvisação.
O segundo menor é um substituto do subdominante (nem muito estável nem com muita tensão). Tem um efeito de tensão ascendente ao seguir para o quinto acorde (dominante), resolvendo naturalmente na tónica.
I - V - vi - IV
Uma progressão parodiada com a música "Axis of Awsome", por servir de base a um sem fim de músicas muito conhecidas de enquadramento "pop". Temos um movimento da tónica para a dominante (mais estável para mais instável), seguido de um movimento da dominante para um substituto da tónica (estável, mas com notas diferentes, conferindo uma nova cor). Finalmente, a progressão termina num movimento ascendente para a subdominante, com o seu papel intermédio a prever alguma antecipação, excelente para a natureza cíclica da maioria das músicas.
Outras progressões
I - IV - V - VI
Esta progressão aparece na música "Hey Ya!" dos OutKast. Não é apenas o facto de usar o sexto acorde maior que cria um ambiente diferente na música: o número de compassos que cada acorde preenche torna essa substituição do último acorde ainda mais dramática.
Existem muitos outros exemplos de progressões (e cadências) de acordes. No próximo estudo vamos ver alguns exemplos de modulações (alterações da tónica).
Sem comentários:
Enviar um comentário