sexta-feira, 17 de julho de 2015

Harmonia 13 - 17 Julho 2015

Modos maiores e menores

Em vez de descrever os modos pela ordem que surgem na escala maior, vamos primeiro agrupá-los em dois grandes grupos: modos maiores e menores.
Estes grupos são criados a partir do som dos acordes maiores e menores.
Primeiro, apresentamos os modos com os respectivos intervalos.

Jónio - 1 2 3 4 5 6 7
Dório - 1 2 b3 4 5 6 b7
Frígio - 1 b2 b3 4 5 b6 b7
Lídio - 1 2 3 #4 5 6 7
Mixolídio - 1 2 3 4 5 6 b7
Eólio - 1 2 b3 4 5 b6 b7
Lócrio - 1 b2 b3 4 b5 b6 b7

A tríade maior é composta pelas notas 1 3 e 5. Os modos que possuem estes intervalos são considerados maiores. Os modos maiores são o Jónio, Lídio e Mixolídio.
Os menores, que incluem a tríade menor (1 b3 5) são o Dório, Frígio e Eólio.
O último modo, o Lócrio, corresponde à tríade diminuta, por conter os intervalos 1 b3 b5.
Como devem ter reparado, as progressões de acordes são uma boa maneira de decorar o "sabor" dos modos.

Progressão da escala maior - acorde - modo

I - Maior - Jónio
ii - menor - Dório
iii - menor - Frígio
IV - Maior - Lídio
V - Maior - Mixolídio
vi - menor - Eólio
viiº - diminuto - Lócrio

Os intervalos presentes nos modos mostram os acordes que devem ser tocados para realçar certo modo.

Exs:

- o modo Mixolídio contem os intervalos 1 3 5 b7, que corresponde a um acorde de sétima dominante;

-  o modo Lídio contem os intervalos 1 3 #4 5 7. Um acorde que encaixa bem no modo Lídio é o acorde de sétima maior com décima primeira aumentada (Maj7#11).
Este acorde é constituído por um acorde sétima maior (1 3 5 7), ao qual se acrescenta uma décima primeira aumentada. A partir da sétima nota, estamos a repetir notas uma oitava acima. Uma décima primeira corresponde a uma quarta (11-7=4). Uma décima primeira aumentada será uma quarta aumentada.
Ou seja, ficamos com o acorde que contem as notas 1 3 5 7 #11 (= #4 uma oitava acima).





Sem comentários:

Enviar um comentário