Ambiência dos modos
Depois de agrupar os modos nos dois grupos (maiores e menores), passamos à descrição da ambiência transmitida por cada um deles.
Nesta divisão reconhecemos facilmente os sons maiores como os que transmitem felicidade e alegria, e os menores como os que transmitem tristeza.
De notar que o ritmo e a componente harmónica (bem como as letras no caso das canções) influenciam a sensação que temos da música.
Jónio - modo maior, transmite alegria, felicidade. ex: Ode to Joy, What a Wonderfull World.
Dório - modo menor. Com a existência da sexta maior, o modo dá um ar "cool" aos solos. Muito usado no blues, jazz, entre outros estilos. Um bom exemplo deste modo é a música "Get Lucky" - Daft Punk. É um modo muito usado por Carlos Santana (Oye Como Va).
Frígio - modo menor. Este modo tem um som exótico, com ares de música do médio-oriente e música espanhola. Uma variação deste modo é o Frígio Dominante (obtido naturalmente na escala harmónica menor), com a diferença da terceira nota ser maior. Ex: tema do Doctor Who.
Lídio - modo maior. A quarta aumentada é a marca deste modo. Apesar do som maior, há uma sensação de suspense permanente. Ex: tema dos Simpsons.
Mixolídio - modo maior. A presença da sétima menor apela ao som dos acordes de sétima dominante. Possui uma qualidade mais descontraída que o modo jónio, por vezes cómica. Muito usado no country. Ex: "Sweet Home Alabama" - Lynyrd Skynyrd.
Eólio - modo menor. O som triste por excelência. Ex: "Working Class Hero" - John Lennon.
Lócrio - modo menor. O mais instável dos modos. Por isso mesmo é muito raro haver músicas escritas inteiramente nesse modo e sim alguns riffs ou passagens. Ex: "Army of Me" - Bjork, usa uma linha de baixo que remete para o lócrio.
Sem comentários:
Enviar um comentário